Você precisa de Marketing? O que é? Para que serve?

Ônix7 Publicidade e Marketing

O conceito de marketing como conhecemos atualmente, surgiu na década de 1950, quando a industrialização mundial ganhou força. O que paralelamente acirrou a competição entre as empresas.

Logo, cabia a empresa se destacar para ganhar espaço no mercado.

Mas o que é Marketing?

A palavra marketing é oriunda do inglês e sabendo que market significa mercado, a tradução de marketing pode ser mercadologia, ou seja, o estudo de causas, objetivos e resultados ligados diretamente ao mercado.

Também segundo Philip Kotler, marketing é a ciência e a arte de explorar.

Dessa forma, podemos entender que o marketing baseia-se em diversas estratégias, práticas e técnicas voltadas para agregar valor à um determinado produto ou serviço, na visão de um público-alvo específico. E assim, conquistar os tão sonhados consumidores.

Desde então o marketing vem evoluindo e ganhando destaque, devido a sua alta relevância. E portanto, é nítido que as maiores empresas do mundo, como Coca-Cola, McDonalds, Apple, Samsung, entre outras, possuem equipes especializadas e capacitadas, trabalhando com foco em mercadologia.

Exemplos de grandes marcas com foco em marketing
Exemplos de grandes marcas com foco em marketing

Quais as vantagens de um Marketing estruturado?

Um marketing forte possibilita que a empresa desenvolva estratégias assertivas, que se baseiam em três principais pilares: público-alvo, concorrentes e fornecedores.

Através do conhecimento: do público-alvo, a empresa consegue desenvolver formas de captar clientes e assim aumentar seu capital; dos concorrentes, ficará mais fácil elencar formas de superá-lo, tornando esse mercado mais competitivo e vantajoso para você; dos fornecedores, ficará mais claro o levantamento de dados para que seu negócio consiga uma melhor vantagem competitiva, com enfoque em rentabilidade.

Assim, ficou nítido que o marketing, no decorrer dos tempos, trouxe inúmeras vantagens para quem soube, dele usufruir.

Deseja entender melhor e planejar um marketing estratégico?

Mesmo assim, sua inovação é crucial para o sucesso, tendo em vista que muitas empresas desenvolvem diferentes formas de propagar seu negócio todos os dias.

Tornando a inovação fundamental, já que a forma destaque vai conseguir uma melhor parcela do mercado. Não tenha medo de inovar, um marketing inovador atrai os mais diversos públicos. E lembre-se:

A criatividade é a inteligência divertida.”

Albert Einstein

Agora que o conhecemos, você julga que mudanças são necessárias? É simples identificar se existe a necessidade de mudanças, através de indagações a respeito da funcionalidade da estratégia de competição, ou seja, se o que eu estou fazendo atualmente realmente funciona, levando em consideração os três pilares citados anteriormente: público-alvo, concorrentes e fornecedores.

Público-alvo

É importante entender o público-alvo do seu marketing
É importante entender qual seu público-alvo

Eu sei exatamente como são os meus reais clientes? Eu consigo elaborar formas assertivas para fazer com que eles venham consumir os meus produtos/serviços? Eles pensam em mim quando ouvem sobre algum produto/serviço que eu possuo? Eu tenha uma parcela significante do mercado competitivo que eu me situo?

Concorrentes

Eu sei quais são as outras empresas que desempenham os mesmos serviços/produtos do que o meu negócio? Eu estou em qual patamar em relação a eles? Acima, igual ou abaixo? Eu sei o que fazer para me destacar? Eu estou inovando o suficiente para me manter competitivo?

“Tome as pequenas decisões com a cabeça e as grandes com a emoção, pois seus concorrentes estão pensando com a cabeça.”

Kein Roberts

Fornecedores

Eu sei quais fornecedores podem suprir minhas necessidades? O meu fornecedor é o mais vantajoso no mercado? Eu posso aumentar a rentabilidade do meu negócio? Eu estou entregando o melhor para os meus clientes?

“A satisfação plena ao adquirir um produto é percebida quando lojistas e fornecedores, juntos num único espírito, focam o cliente.”

Francisco de Assis Bittencourt

Essas são as principais indagações que são necessárias para averiguar se eu necessito mudar, muitas pessoas tem medo de tomar uma decisão dessas, porque não é algo simples nem fácil de se decidir, entretanto, analisando a história das grandes empresas, vemos que eles se arriscaram e foram atrás de novas estratégias, para que dessa forma, pudessem conquistar o mercado e revolucioná-lo.

Mas o que fazer?

A princípio, a análise à respeito da atual circunstância do meu negócio, para elencar minhas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, para que dessa forma possamos dar início a mudanças assertivas que possuem base no cenário vigente.

E a partir disso, definir como podemos usufruir dessa análise para o engrandecimento da empresa, com enfoque em seu marketing, já que sem uma imagem bem definida, com boa qualidade, a empresa não ganha espaço no mercado, tendo em vista que o marketing é o principal chamariz de clientes.

Além disso, é muito importante conseguir responder todos os questionamentos feitos anteriormente, para assegurar que não existem pontas soltas, as quais podem acabar sendo prejudiciais, se não forem devidamente examinadas e tidas como importantes.

É importante para o marketing, pensar "fora da caixa"
É importante para o marketing, pensar “fora da caixa”

Assim que os questionamentos forem sanados, ficará muito mais claro a forma com que você pode traçar metas, afim de tornar o seu negócio um grande sucesso.

“Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida.’’

Steve Jobs

Para finalizar, o que podemos tirar de lição dessa frase de um grande revolucionário do mundo da tecnologia? O fato de que olhando apenas de uma forma, em uma direção, não vamos chegar em um lugar diferente, e a partir do momento em que eu me sustento em algo que eu confie, eu consigo tornar o almejado, realidade.

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